quarta-feira, janeiro 17, 2018

Como Procurar Vagas de Estágio e de Analista

Prezados(as), o que andou me impressionando ultimamente foi encontrar universitários em meu meio social que não sabem como, nem onde, procurar estágio. Pensei que tivesse sido um caso à parte, mas a situação repetiu-se três vezes em um curto período de tempo.

Assim sendo, como ninguém sai do Ensino Médio sabendo como montar currículos, buscar vagas de estágio e mandar bem em entrevistas, aqui vão umas dicas sobre onde procurar processos seletivos para estágio.

Primeiro, busque saber se a sua universidade possui uma plataforma online de vagas de estágio. Uma ida rápida à secretaria pode ajudá-lo com isso.
  • Pode ser que sua universidade possua uma plataforma única com vagas para universitários de todos os cursos ou uma plataforma com foco no departamento do seu curso. A segunda opção tende a ser melhor, pois tende a conter um maior número de vagas relacionadas à sua graduação.
  • Entretanto, pode ser que sua universidade não possua tal plataforma, mas não há motivo para desespero.
Universidades geralmente possuem uma central de estágios ou um mural com as últimas vagas disponíveis. Sendo assim, em segundo lugar, encontre tais locais e vigie-os como se sua vida dependesse disso. As vagas são publicadas quando você menos espera.

Em terceiro lugar, acompanhe o grupo do seu curso e entre em diversos grupos de vagas de estágio e trainee no Facebook. Esses são os locais onde estagiários e pessoas que já trabalham na empresa postam as novas vagas que surgiram.

Há, ainda, os famigerados portais de vagas de emprego. Umas indicações interessantes são:
  • 99jobs
  • Walljobs
  • Vagas.com.br
  • Cia de talentos
  • Page talent
  • Randstad
  • CIEE
Esses portais possuem diversos tipos de vagas e a minoria é voltada para o Mercado Financeiro e, mais especificamente, para o estados do RJ e de SP. Não custa tentar a sorte.

Se você já tem em mente os nomes de bancos ou boutiques de investimento, family offices, assets e etc, basta ir ao site da instituição financeira e procurar pela seção "Trabalhe conosco" ou "Carreiras". Algumas empresas possuem portais de vagas à parte, como a XP Investimentos e o Itaú Unibanco. Cabe dar uma pesquisada rápida no Google.

Logicamente, tais pontos possuem eficiência variada dependendo do local onde você mora (dentro ou fora do eixo RJ-SP). Obviamente, é muito mais fácil encontrar estágio morando na cidade do Rio de Janeiro ou de São Paulo, dada a concentração de instituições financeiras nesses locais.

Se você mora fora das capitais citadas, pode ser mais interessante enviar e-mails para as instituições financeiras próximas oferecendo-se como estagiárioestagiário de férias ou de acordo com o cargo que corresponde às suas qualificações.